
"A questão é simples. A Bíblia é muito fácil de entender. Mas nós, cristãos somos um bando de vigaristas trapaceiros. Fingimos que não somos capazes de entendê-la porque sabemos muito bem que no minuto em que compreendermos estaremos obrigados a agir em conformidade. Tome qualquer palavra do Novo Testamento e esqueça tudo a não ser o seu comprometimento de agir em conformidade com ela. 'Meu Deus', dirá você, 'se eu fizer isso minha vida estará arruinada. Como vou prgredir na vida?'.
Aqui jaz o verdadeiro lugar da erudição cristã. A erudição cristã é a prodigiosa invenção da igreja para defender-se da Bíblia; para assegurar que continuemos sendo bons cristãos sem que a Bíblia chegue perto demais. Ah, erudição sem preço! O que seria de nós sem você? Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. De fato, já é coisa terrível estar sozinho com o Novo Testamento."
Sören Kierkegaard
Texto muito bom.
ResponderExcluirNunca li um livro de Sören Kierkegaard, mas já estudei suas ideias e li muitas citações dele.
Também gosto de muitas das pessoas que ele influenciou (Karl Barth, por exemplo).
Tenho que ler algo dele.
Esse cara (Kierkegaard) me influencia muito. O livro mais significativo dele pra mim é "O Desespero Humano" em que ele investiga o que está subentendido no fato de ser cristão.
ResponderExcluirTem outros que eu gosto muito também como o próprio Karl Barth, Jacques Ellul e o Bonhoeffer...
oi, roubei tua imagem " o amor é um movimento" pro meu layout rs
ResponderExcluirP.S: ótimo blog!
Fica à vontade, Helen, pode "roubar" o que quiser... rsrs a casa é sua.
ResponderExcluirObrigado, também gostei muito do seu blog!